Crises trazem ameaças e oportunidades. 2020 passará para a história como um divisor de águas nas nossas vidas e em diversos segmentos do mercado.

Especialmente para o ramo de Seguros os cenários eram muitos, como advertiu a EY Brasil em junho de 2020 no relatório “Os desafios do mercado segurador num ambiente Covid-19: now, next, beyond

No Brasil as iniciativas foram adotadas rapidamente e, já em abril de 2020, a Fenacor mobilizou o setor para a inclusão das mortes por covid-19 na cobertura dos Seguros de Vida. Além de uma contundente demonstração da responsabilidade social do setor, os efeitos foram um despertar dos clientes para a necessidade de planejamento financeiro e conscientização da nossa vulnerabilidade coletiva. O seguro de vida individual apresentou crescimento de 34,27% no acumulado de janeiro a junho, comparado a igual período de 2019, com R$ 3,3 bilhões em prêmios.

Mesmo o seguro de vida tendo uma penetração de apenas 1,5% do PIB, o último relatório da SUSEP aponta um crescimento acumulado até agosto de 1,2% no seguros de pessoas em relação ao mesmo período de 2019, o que representa crescimento real de 0,5%, considerando a inflação medida pelo IPCA para o período.

O estudo da EY recomendava como ação no pilar de Produto que as seguradoras escalassem produtos existentes para proteção do cliente e experiências com serviços diferenciados, para atender às necessidades urgentes do mercado. Neste sentido, a “Assistência Inventário” da Benefício Legal inova na proteção dos herdeiros para a solução das questões patrimoniais decorrentes de um sinistro, revolucionando a experiência na percepção e consumo de serviços jurídicos!

O PASI foi uma das Companhias que aderiu à iniciativa da Fenacor e manteve a cobertura aos seus segurados em caso de sinistro decorrentes da pandemia, tendo sido possivelmente a primeira a indenizar um segurado vítima da COVID-19. Em 2021 irão além, colocando a Assistência Inventário à disposição dos seus clientes e impactando milhares de famílias!

Certamente 2020 não será um ano perdido, pois muitas lições foram aprendidas e nos incluo nesta lista de aprendizes. Tivemos a oportunidade de nos conectar com muitas seguradoras, administradoras de benefício e empresas de affinity, avançando na discussão de projetos para o próximo ano.

Temos a certeza que 2021 será Legal para Todos.

Categorias: Inventário

Fabiano Moraes

Cofundador da Benefício Legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *