Já falamos das possíveis causas de atraso em um processo de inventário, sobre os principais motivos de um inventário ser caro, o que o inventariante faz e, agora, vamos abordar uma outra dúvida muito importante:

Quem são os herdeiros?

Para ficar claro, vamos listar todos os tipos de herdeiros que participam de um inventário.

Quais são os herdeiros legais?

Os descendentes

filhos; se não houver, serão os netos, mais o cônjuge sobrevivente.

Os ascendentes

Se não houver descendentes, herdam os ascendentes (pais; se não houver pai e mãe, herdam os avós) mais o cônjuge sobrevivente.

Cônjuge

Caso não haja nem descendentes, nem ascendentes, o cônjuge sobrevivente herda sozinho.

Os parentes colaterais

Irmãos; depois, tios e sobrinhos; podendo chegar até os primos e tios-avós – aparecem em quarto lugar, já fora dos herdeiros necessários (cônjuge, descendentes e ascendentes).

O Estado

Não havendo herdeiros necessários ou parentes colaterais, quem fica com tudo é o Estado, na chamada herança jacente e vacante.

O cônjuge sobrevivente herda em praticamente todos os regimes de bens, exceto o da Separação Legal Obrigatória prevista no Código Civil.

 

Tem alguma dúvida sobre o tema? Pergunte para a Benefício Legal que a gente responde!

Categorias: Inventário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Inventário

Quem paga o inventário?

Seguindo nossa série especial com as dúvidas mais comuns em relação a inventários, chegou a hora de falar um pouco sobre a principal responsabilidade dos inventários: Afinal, quem é o responsável por pagar o inventário? Leia mais…

Inventário

Qual o valor final da herança?

Seguindo nossa série especial com as dúvidas mais comuns em relação a inventários, chegou a hora de falar um pouco sobre o valor a ser herdado. Afinal, qual o valor final da herança? Para começar, Leia mais…

Acesso à Justiça

Entenda a possibilidade de realizar levantamento de quantias no inventário extrajudicial

Entenda a resolução CNJ 452/2022 e a possibilidade de realizar levantamento de quantias no inventário extrajudicial. A partir de maio de 2022 é possível, por meio da Escritura Prévia (de nomeação de Inventariante), realizar o Leia mais…