Uma das questões mais feitas em relação ao inventário é sobre o tempo.

Qual o motivo de um inventário demorar tanto tempo?

Existem aspectos do Inventário que podem levar ao atraso e por vezes fazer todo o processo se arrastar por meses ou anos.

Abaixo os principais:

1. Regularização de documentos

É preciso que toda a documentação necessária para o processamento do Inventário esteja organizada, sendo necessário sua regularização para que o Inventário seja finalizado.

2. Divergência familiar

Nem sempre os herdeiros conseguirão chegar a um acordo prévio sobre a divisão da herança. Nesse caso a divisão será realizada judicialmente, procedimento mais lento para a conclusão do Inventário.

3. Procedimento do Inventário

Extrajudicial ou Judicial: caso não já consenso e existam herdeiros menores ou incapazes, o Inventário deverá ser realizado judicialmente, que é o procedimento mais lento para a conclusão do Inventário.

4. Existência de Testamento

Na hipótese de existir testamento, será necessário fazer o processo de abertura de testamento, antes do processo de Inventário.

5. Pagamento de Impostos

Sem o pagamento integral dos impostos, o Inventário não é concluído.

Esses são os principais causadores da demora na realização de um inventário no Brasil.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Pergunte para a Benefício Legal que a gente responde!

Categorias: Inventário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Inventário

Quem paga o inventário?

Seguindo nossa série especial com as dúvidas mais comuns em relação a inventários, chegou a hora de falar um pouco sobre a principal responsabilidade dos inventários: Afinal, quem é o responsável por pagar o inventário? Leia mais…

Inventário

Qual o valor final da herança?

Seguindo nossa série especial com as dúvidas mais comuns em relação a inventários, chegou a hora de falar um pouco sobre o valor a ser herdado. Afinal, qual o valor final da herança? Para começar, Leia mais…

Acesso à Justiça

Entenda a possibilidade de realizar levantamento de quantias no inventário extrajudicial

Entenda a resolução CNJ 452/2022 e a possibilidade de realizar levantamento de quantias no inventário extrajudicial. A partir de maio de 2022 é possível, por meio da Escritura Prévia (de nomeação de Inventariante), realizar o Leia mais…