A pandemia que ainda vivemos evidenciou o grande papel desempenhado pelas empresas no bem-estar social, seja na preservação de empregos, manutenção de cadeias de fornecimentos essenciais e também pelo financiamento de ações pro bono. Embora o SUS um dos maiores e mais complexos sistemas de Saúde Pública do mundo, a articulação com entidades privadas e do terceiro setor foram determinantes para evitar um colapso geral dos atendimentos. Somente em resposta à COVID-19, até o momento já foram contabilizados mais de R$ 6 Bilhões em doações, sendo o empresariado responsável por 82% deste número, conforme o www.monitordasdoacoes.org.br.

Infelizmente, a crise sanitária é somente uma das crises que acomete o Brasil. A violência contra a Mulher é uma chaga mais antiga, letal e silenciosa, vitimizando milhares de mulheres ano após ano e ainda não existem motivos para acreditar num horizonte mais favorável.

O isolamento social e crise econômica fizeram disparar as ocorrências de violência doméstica, um aumento de 40% somente no canal do Disque 180. Na contramão da história, o orçamento de políticas públicas para mulheres vem diminuindo drasticamente, como apontou levantamento do Estado de S. Paulo, em 4 de fevereiro passado.

Diante desse cenário, inegável a demanda por ações privadas para o enfrentamento da violência contra a mulher, inclusive no âmbito interno das empresas. A percepção desta responsabilidade social das empresas e o seu valor para o engajamento de colaboradores e consumidores não é novidade para algumas grandes corporações.

Entretanto, esta consciência e oportunidades viáveis de ação devem mirar também companhias de menor porte, tais como as empresas de Médio e Pequeno Porte que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil.

Acreditamos na força da sociedade civil organizada e da adoção que práticas de capitalismo consciente que nos aproximem do país que sonhamos ser.


Fabiano Moraes

Cofundador da Benefício Legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Maria da Penha

22 de Novembro: Dia de combate à violência em condomínios

No dia 22 de novembro de 2022, aconteceu na Câmara de Vereadores de São Paulo o 1º Encontro de Combate à Violência Doméstica e Familiar em Condomínios. Nossa parceira na criação do Protocolo Maria, Camila Leia mais…

Maria da Penha

Linha de Frente

Nestes tempos em que tudo precisa caber em 140 caracteres, raramente olhamos os detalhes e geralmente é lá que o diabo mora. O Monitor da Violência do Portal G1 publicou um levantamento sobre as Medidas Leia mais…

Maria da Penha

Efeitos da COVID na equidade de gênero

É generalizada a percepção de esgotamento físico e mental, sobrecarga de trabalho e confusão dos múltiplos papéis sociais que exercemos durante este prolongado período de pandemia. Enquanto o desemprego avança como ajuste inevitável da menor Leia mais…