É generalizada a percepção de esgotamento físico e mental, sobrecarga de trabalho e confusão dos múltiplos papéis sociais que exercemos durante este prolongado período de pandemia. Enquanto o desemprego avança como ajuste inevitável da menor atividade econômica mundial e as empresas buscam novos modelos de trabalho, a sociedade em geral tenta repactuar rotinas familiares com escolas fechadas e uma nova divisão de tarefas domésticas. Afinal de contas, permanecemos sendo – em tempo integral – mães, pais, filhos, avôs, avós e amigos.

Entretanto, as mulheres foram mais afetadas negativamente, especialmente as mulheres negras. Este é um dos muitos insights do estudo “Mulheres no Ambiente de Trabalho 2020” da LeanIn.Org e Mckinsey, divulgado ontem (30/09/20). Embora a amostragem seja preponderante de empresas americanas, estas conclusões servem de parâmetro para o mercado nacional e não devem passar despercebidas do C-Level.

Recomendo a leitura completa mas destaco alguns dos achados relevantes:

  • Os níveis de stress reportados na pesquisa são mais intensos nas funcionárias mulheres;
  • Nos casais em que ambos trabalham fora, as mulheres tem o dobro de probabilidade de passar 5 horas ou mais em tarefas domésticas;
  • Uma em cada três mães considerou deixar o mercado de trabalho ou reduzir suas carreiras por causa do COVID-19.

O esforço na promoção de equidade de gênero é realidade em algumas Companhias no Brasil mas esta o caminho ainda é longo e não se pode descuidar dos avanços já obtidos. Para tanto, é crucial que as empresas revisitem suas diretrizes organizacionais, discutam abertamente opções com seus times e avaliem quais benefícios fazem mais sentido nesta nova configuração corporativa. O “novo normal” deve preservar – ao menos – a diversidade já conquistada e reconhecer os sacrifícios individuais que cada perfil de colaborador tem exigido.

A contribuição da Benefício Legal neste sentido é o desenvolvimento de soluções voltadas ao combate à violência doméstica, um mal que sempre acometeu as mulheres brasileiras em grande escala e que esteve por tempo demais confinada entre quatro paredes. Se a sociedade civil e o empresariado já vinham discutindo o enfrentamento desta questão antes da pandemia, a ascensão do trabalho remoto e a confusão dos ambientes casa-trabalho tornam a questão mais atual do que nunca.

Boa leitura !

https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion/women-in-the-workplace


Fabiano Moraes

Cofundador da Benefício Legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Maria da Penha

22 de Novembro: Dia de combate à violência em condomínios

No dia 22 de novembro de 2022, aconteceu na Câmara de Vereadores de São Paulo o 1º Encontro de Combate à Violência Doméstica e Familiar em Condomínios. Nossa parceira na criação do Protocolo Maria, Camila Leia mais…

Maria da Penha

Linha de Frente

Nestes tempos em que tudo precisa caber em 140 caracteres, raramente olhamos os detalhes e geralmente é lá que o diabo mora. O Monitor da Violência do Portal G1 publicou um levantamento sobre as Medidas Leia mais…

Maria da Penha

O que é violência sexual?

A violência sexual é uma violação de direitos humanos, que na lei brasileira é definida pelos crimes descritos no capítulo de crimes contra a liberdade e a dignidade sexual do Código Penal brasileiro. Quando cometida Leia mais…